Zona do Euro em recessão

Tamanho da Letra:

Europa entrou na indesejável rota da recessão econômica. Dados divulgados ontem pela agência européia de estatísticas Eurostat não deixam dúvidas de que o Produto Interno Bruto (PIB) da Zona do Euro está encolhendo pela primeira vez desde a adoção da moeda única, em 2002, e da própria criação da União Européia, em 1999.

Europa entrou na indesejável rota da recessão econômica. Dados divulgados ontem pela agência européia de estatísticas Eurostat não deixam dúvidas de que o Produto Interno Bruto (PIB) da Zona do Euro está encolhendo pela primeira vez desde a adoção da moeda única, em 2002, e da própria criação da União Européia, em 1999. O PIB do bloco, composto por 15 países, teve uma contração de 0,2% no terceiro trimestre do ano, na comparação com o segundo trimestre, quando já havia passado por retração equivalente. A seqüência de resultados negativos por pelo menos dois períodos caracteriza tecnicamente o quadro atual como de recessão.

 

Os governos da Alemanha e da Irlanda já tinham admitido que suas economias estão em recessão e, segundo o levantamento realizado pela Eurostat, a Itália teve uma contração de 0,9% no terceiro trimestre, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Isso significa que o país também caiu em recessão, uma vez que a economia italiana já havia sofrido contração de 0,4% no trimestre anterior.

 

Outros dois países da Zona do Euro que estão à beira desse quadro são Espanha e França. No primeiro caso, houve retração na economia de 0,2% no terceiro trimestre, após um resultado apenas ligeiramente positivo, em 0,1%, no segundo. Já a economia francesa teve contração no segundo trimestre do ano, mas teve um crescimento – ainda que ínfimo – de 0,1% no terceiro.

 

“Agora que a recessão foi confirmada, o debate irá se concentrar sobre sua extensão e severidade”, afirmou Martin van Vliet, da ING Financial Markets. “Uma nova contração do PIB da zona do euro no atual quarto trimestre parece virtualmente assegurada”, acrescentou.

 

No início deste mês, a Comissão Européia (o órgão executivo da UE) já havia informado que a recessão chegou à Zona do Euro e estimou que a situação permanecerá dessa forma no quarto trimestre.

 

Para a comissão, que é o órgão executivo da União Européia, em todo o ano de 2008, o crescimento da Zona do Euro será de 1,2% — frente a 2,7% registrado em 2007 —, de 0,1% em 2009 e de 0,9% em 2010. A comissão previu que a partir de 2009 o bloco começará uma lenta recuperação.

 

O Reino Unido também está à beira de uma recessão. Nesta semana, o Banco da Inglaterra (banco central britânico) avaliou, em seu relatório de inflação, que o PIB do país deverá cair 0,5% no terceiro trimestre, com uma nova contração no quarto. No entanto, ainda não se pode dizer que a União Européia (UE), integrada por 27 países, está em recessão.

 

Houve contração de 0,2% no PIB do trimestre passado, mas não havia ocorrido variação negativa no segundo trimestre deste ano. A previsão para o período de julho a setembro deste ano era de queda de 0,1%, ao contrário do que se viu nos dados da Eurostat divulgados ontem. Para o quarto trimestre, a previsão da comissão é de queda de 0,1%.

Boletim Eletrônico

Inscreva-se em nosso Boletim Eletrônico para manter-se informado.

Mensagem da AFABB-DF

Associação com 21 anos (2000 - 2021) de atuação permanente na defesa e preservação dos interesses dos associados, o que determina nossa razão de ser!

Sempre mais forte com sua participação,

A AFABB-DF

Contato

 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 +55 61 3226 9718 | 3323 2781
 Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Bloco A | Edifício Casa de São Paulo | Sala 603 | Brasília/DF | CEP: 70078-900