Um mito nordestino será reverenciado na Esplanada dos Ministérios. O brasiliense assistirá, gratuitamente, no sábado, às 20h, uma das montagens mais aplaudidas da safra de musicais que vem ocupando os palcos brasileiros nos dois últimos anos.
É Gonzagão – A lenda, criado por João Falcão em 2012, para homenagear Luiz Gonzaga, no centenário do nascimento do músico, cantor e compositor pernambucano.
O espetáculo, segundo Falcão, retrata a trajetória do artista até se tornar um dos símbolos do Nordeste. “Como Lampião, Luiz chegou ao patamar mais alto na memória afetiva do povo em sua região. Aí, achei interessante falar dele com o tom de fábula”, diz. Nove atores e quatro músicos — no elenco há apenas uma mulher — dão vida a vários personagens e interpretam canções que se transformaram em clássicos da música popular brasileira: Xote das meninas, Pau de arara, Sabiá, Qui nem jiló, Baião, Respeita Januário, Asa Branca e Assum preto, entre outras.
Ao lado dos protagonistas, Marcelo Mimoso e Larissa Luz, estão os atores e cantores Adrén Alves, Alfredo del Penho, Eduardo Rios, Fábio Enriquez, Paulo de Melo, Renato Luciano e Ricca Barros. Eles são acompanhados pelos músicos Beto Lemos (viola e rabeca), Daniel Silva (cello), Rick de La Torre (bateria e percussão) e Rafael Meninão (acordeon).
Ex-motorista de táxi, Mimoso foi descoberto por Falcão cantando num bar da Lapa (RJ). Já Larissa, ex-vocalista da banda baiana Araketu, que substituiu Laila Garin (atualmente na novela Babilônia), lhe foi apresentada por um amigo. “Foi uma felicidade muito grande ter encontrado um diretor como João Falcão, que me fez vislumbrar várias nuances no trabalho de atriz, vivendo, inclusive, dois personagens masculinos. Isso, num processo muito humano.”
Gonzagão, a lenda
Espetáculo dirigido por João Falcão, com elenco de nove atores e cantores e banda de quatro músicos. Sábado, às 20h, ao lado do Museu da República (Esplanada dos Ministérios). Entrada franca. Classificação indicativa livre.