Religiosidade de Rembrandt em exposição

Exposição "Rembrandt e a figura bíblica" chega à Brasília após ser vista por mais de 28 mil pessoas no Rio de Janeiro, trazendo ao público originais do gravurista e pintor holandês Rembrandt Van Rijn

 O Museu Correios apresenta a exposição Rembrandt e a Figura Bíblica, de 26 de março a 07 de junho de 2015. A mostra tem curadoria de Fernando Spaziani e traz ao público uma seleção de 78 obras do artista Rembrandt Van Rijn, divididas em dois módulos: a primeira parte é dedicada a uma cronologia da vida e obra do artista, ilustrada com gravuras em diversos temas. A segunda parte é dedicada aos temas bíblicos e religiosos, que compõem a parte mais numerosa dentre os temas do artista e recebem destaque nesta montagem. A exposição inédita na cidade tem entrada gratuita e patrocínio Correios e Governo Federal. 

 

     A exposição Rembrandt e a Figura Bíblica apresenta ao público de Brasília 78 obras, produzidas em água-forte, buril e ponta-seca, do pintor e gravador holandês Rembrandt Van Rijn: sendo 52 delas de temas bíblicos/religiosos abrangendo o Velho e o Novo Testamento, 3 paisagens, 11 retratos (sendo 4 autorretratos), 3 nus,3 cenas alegóricas e 6 gravuras de temas diversos. A exposição chega ao Distrito Federal após ter sido apreciada por mais de 28 mil pessoas no Rio de Janeiro. 

     Nesta exposição o público poderá conhecer um momento histórico muito específico e importante, o qual influenciou o artista na criação de suas obras e que faz parte do contexto que permite a percepção do por que Rembrandt tornou-se um dos maiores nomes do mundo da Arte: a Holanda, recém-libertada da Espanha e convertida ao protestantismo, passava por um momento de grande crescimento econômico. Na mostra também será possível conhecer um pouco mais sobre a técnica da gravura realizada pelo artista para a concepção das obras expostas. 

     "Trazer ao Brasil um acervo desta importância representa a possibilidade de mostrar à nossa população um trabalho excepcional e que atravessou o tempo, sendo absolutamente relevante para a contemporaneidade. Desta forma, esta exposição pretende, não somente receber um público geral e interessado em artes visuais, mas também estudantes de arte que desejam entender o processo de criação de um grande mestre, de forma a aprimorar seus trabalhos pessoais. Esta iniciativa foi possível graças a uma parceria com o Museu Zorn, que fica em Mora, na Suécia. O artista Anders Zorn (1860-1920), que também tem uma obra exposta, foi um colecionador de gravuras de Rembrandt e graças a seu empenho e coleção, hoje dá nome à Fundação que brinda o público brasileiro com esta parte de sua coleção, exibida pela primeira vez fora da Suécia." – afirma o curador Fernando Spaziani

Sobre o artista:

     Rembrandt Van Rijn nasceu em 05 de julho de 1606 em Leiden, na Holanda. Com 14 anos entrou para a Universidade em sua cidade natal. No entanto, pouco depois, abandonou o ensino formal para tornar-se aprendiz de um pintor de sua cidade. Aos 20 foi aprendiz do pintor histórico Pieter Lastman, em Amsterdã, e ao mudar-se definitivamente para a cidade, aos 25, hospedou-se na casa do marchand Hendrick van Uylenburgh quando pintou A Aula de Anatomia do Doutor Tulp. Ele criou entre os anos de 1625/26 as suas duas primeiras águas-fortes. Em 1628 o artista fez dois retratos de sua mãe também nesta técnica. A partir de uma parceria com o gravurista Jan van Vliet em 1631, Rembrandt começou uma profícua produção de gravuras, objetivando divulgar suas pinturas. Já datam dessa época suas famosas gravuras de cenas bíblicas e religiosas.

     A partir de 1655, Rembrandt diminuiu consideravelmente a sua produção de gravuras, tendo executado aproximadamente 290 obras em sua vida. Sua última fase próspera datou de 1658 quando criou nus e o retrato de Lieven Coppenol, o maior retrato em gravura feito pelo artista, que em 1665 fez sua última água-forte. Rembrandt faleceu em Amsterdã em 04 de outubro de 1669.

Serviço:

Exposição “Rembrandt e a figura bíblica”

Abertura para convidados e lançamento do catálogo: 26 de março de 2015, às 19h.

 Visitação: 27 de março a 07 de junho de 2015.

Horário: terça a sexta, das 10 às 19h. Sábados e domingos, das 12h às 18h.

Local: Museu Correios - SCS quadra 4, 256 - Asa Sul, Brasília - DF, 70304-915.

Informações: (61) 3213-5076

Classificação etária: Livre para todos os públicos.

Entrada Franca

Acesso para pessoas com deficiência

Patrocínio: Correios e Governo Federal

 

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Boletim Eletrônico

Inscreva-se em nosso Boletim Eletrônico para manter-se informado.

Mensagem da AFABB-DF

Associação com 21 anos (2000 - 2021) de atuação permanente na defesa e preservação dos interesses dos associados, o que determina nossa razão de ser!

Sempre mais forte com sua participação,

A AFABB-DF

Contato

 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 +55 61 3226 9718 | 3323 2781
 Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Bloco A | Edifício Casa de São Paulo | Sala 603 | Brasília/DF | CEP: 70078-900